quinta-feira, 10 de março de 2011

CONHECE-TE A TI MESMO

Fotógrafo desconhecido

Conhece-te a ti mesmo. Aforismo grego, lema da filosofia socrática. Parece que se conhecer, vem sendo a busca da humanidade, ainda que não claramente e não conscientemente.
Conhecer-se é tornar-se consciente da própria ignorância, ou simplesmente, tornar-se consciente – atingindo a consciência.  
Alguns iniciam a busca pelo autoconhecimento, desafiando os próprios limites. Descobrir os limites ou descobrir-se ilimitado é um caminho para o autoconhecimento. Outros, estudam o ser humano, a mente humana, o comportamento humano, e, como se estivessem se olhando no espelho, acabam por conhecer-se melhor. Outros ainda, trilham o caminho da experimentação, do risco, para chegar ao conhecimento, ainda que não tenha clareza de tal busca. Mas todos nós estamos buscando.
O autoconhecimento exige observação e reflexão; e como todo o resto, exige também disciplina. Pelo autoconhecimento, atingimos o conhecimento, porque nada nos é novo ou misterioso. E, na contrapartida, o autoconhecimento nos brinda com liberdade, independência, segurança, estabilidade emocional, serenidade, amor próprio. E o autoconhecimento não traz benefícios apenas a nós mesmos.
Todos nós fazemos parte da humanidade, mas não só; somos parte da mesma energia superior, da essência divina. Todos somos um. Se eu me conheço, conheço também meu semelhante.
Quando nos conhecemos bem, eliminamos diversos problemas no relacionamento com os outros. Abandonamos o ciúme, a inveja, a intolerância; o medo que nos deixa na defensiva, dá lugar à confiança, que nos aproxima das outras pessoas. Conhecendo-nos, desfrutamos melhor das bênçãos da vida e compartilhamos com amor.
Eu me conheço, eu te conheço.
Eu me respeito, eu te respeito.
Eu me aceito, eu te aceito.
Eu me amo, eu te amo.
E assim, vamos construindo um mundo mais justo e solidário.

E, nessa busca, iniciamos (eu, Luiz Eduardo, Maria Helly) um trabalho de terapia virtual conjunta, conhecimento, autoconhecimento, divulgação, motivação e partilha, utilizando os espaços virtuais aqui no Blog, no Orkut e Facebook, para o bem, pelo amor, pela troca amorosa e solidária. Junte-se a nós.
Vamos compartilhar dores e alegrias e multiplicar o amor que recebemos de forma tão generosa e gratuita nas nossas vidas.
Para maiores informações, acessem a comunidade REIKI – O caminho do Coração (Orkut), o Blog do Luiz Eduardo e nosso grupo no Facebook.
Comunidade Orkut
Blog Luiz Eduardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário