terça-feira, 15 de março de 2011

SMILE


Sorrir movimenta muitos músculos faciais. Há quem diga que são mais de 70. Mas o mais importante é que quando sorrimos, enviamos ao cérebro uma mensagem de bem-estar, segurança, conforto. Claro que se for além de um sorriso, melhor ainda. Uma gargalhada libera  endorfinas que levam a uma sensação de bem-estar físico, mental e emocional, relaxamento para todo o corpo.

O sorriso é algo que ninguém se recusa a receber, ainda que não encontre o eco que seria desejável. Mas, geralmente, quando recebemos um sorriso, mesmo que por reflexo devolvemos outro sorriso à pessoa que nos agraciou.

Podemos sorrir pela simples lembrança de um bom momento, podemos sorrir diante de uma situação engraçada, ou até mesmo vexatória (às vezes, é um sorriso amarelo). Podemos sorrir sem motivo algum, podemos até praticar o sorriso. Há terapias que indicam o sorriso como alternativa de relaxamento e até mesmo de cura.

Nada há de mais fácil, gratuito e com funcionamento mais perfeito, além de melhor retorno que o sorriso. Aliás, acredito que se alguém decidisse ganhar a vida vendendo sorrisos verdadeiros e generosos, ficaria rico. O sorriso é algo de que nenhum de nós prescinde; muito pelo contrário, há dias em que precisamos desesperadamente de um sorriso franco e aberto.

Podemos sorrir ou rir como terapia. Melhor ainda será se pudermos sorrir sem motivo, para qualquer um, quando pagamos um cafezinho na padaria ou quando simplesmente paramos o carro diante da faixa de pedestres para que alguém passe. Sorriso gratuito e abundante. Vamos sorrir! Sorrir ainda que o coração esteja doendo ou tenha sido partido, plagiando Chaplin. Simplesmente sorrir!

O sorriso é contagiante. Assim como o mau humor. Também como a grosseria. Tudo depende do que queremos receber, do que queremos distribuir, semear e compartilhar. Sorrir, para posteriormente gargalhar.

Simplesmente sorrir!



No link abaixo há um texto fantástico sobre a meditação do sorriso. É fácil e faz muito bem!

Meditação do Sorriso












Um comentário: