terça-feira, 1 de março de 2011

DOM


Hoje o céu amanheceu rosa. Não sei não, mas acho que foi para mim. Já li que essa coloração é causada pela poluição, mas eu escolho acreditar que foi um capricho de Deus só para que eu não me esquecesse de ver sempre a beleza da vida e  de mostrá-la aos outros.

Acordei lembrando de um hino que cantávamos quando eu estava no meio kardecista. Minha memória me trai e não consigo lembrar da música toda. Havia um trecho mais ou menos assim:

"Não coloque a luz sob o alqueire
Mas sob o candeeiro
Ajude a dissipar as trevas
Que assolam o mundo inteiro
Dê a mão sem exigir
Esclareça sem pedir
Fale de um mundo novo
Que é agora e é aqui"

Pensei sobre a luz que brilha em nós e tantas vezes escondemos sob o alqueire, debaixo de capas e proteções que nos impedem de luzir.  Deixamos de brilhar por insegurança, por medo, por inveja, por vergonha, por infinitos motivos. A nossa luz pode ser o conhecimento, a habilidade em algo, a capacidade de amar, ajudar ou ensinar. A luz está onde está o amor. O amor pelo conhecimento, pelo trabalho, pelo ser humano, pelos animais, seja lá pelo que for.

Nós, que buscamos o bem, que queremos ser melhores, devemos deixar nossa luz brilhar, ainda que fraca e tremulante, a fim de dissipar as trevas do mundo. O desconhecimento, a dor, a escassez, a crueldade, a ignorância, o analfabetismo, a fome, são trevas que assolam o mundo, que enegrecem a vida.

Não é preciso nenhum plano mirabolante, não é necessário estar sob os holofotes, não é indispensável fazer grandes coisas, não precisamos da força de ninguém. A força está em nós mesmos e nossos pequenos atos podem produzir grandes reações, é o efeito borboleta. Indispensável é o amor, a responsabilidade com nós mesmos e com o próximo e a busca pelo melhor.

E tudo isso me lembra outra música chamada Dom:
“Deixe brilhar a luz que existe em seu coração
Semelhante ao orvalho em cada amanhecer
É o dom de quem entende que a luz
Está em toda parte
É o dom de quem entende que a luz
Está dentro de cada um de nós...”


Nenhum comentário:

Postar um comentário