terça-feira, 8 de março de 2011

ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ

 Sempre se disse que a beleza está nos olhos de quem vê. Dizem que certa vez, Jesus passando por uma carcaça de animal morto, com seus discípulos, que viravam o rosto, exclamavam impropérios e faziam caretas diante do cheiro que exalava a carcaça já em decomposição.  Jesus, sábio mestre, observou “Ele tinha belos dentes”. Da sua infinita grandeza, Jesus só conseguia ver a beleza, mesmo em uma situação em que todos viam o que era desagradável. Assim o via Jesus, pois seus olhos eram belos, ou seja, seus olhos viam o que estava em seu coração. Olhos amorosos veem a beleza, o bem, o amor, o mérito.

Assim também, o sentido das coisas está nos olhos de quem vê. Em muitas situações, uma simples frase nos deixa de cabelo em pé:

- Quero te dizer uma coisa.
- O que foi? Eu não fiz nada. Vai com calma, eu sou inocente.

Com frequência, imaginamos que a pessoa que fala tem uma intenção, muito diferente daquela que há realmente. Precisamos nos desarmar, parar de esperar problemas e coisas ruins. Na verdade, devemos fazer o oposto: estar abertos para coisas boas, boas notícias, boas energias.


Para finalizar, lembrei de uma história real que nosso amigo Renato contava. Pai de um casalzinho de loirinhos adoráveis, um belo dia foi surpreendido pela pergunta da filha de aproximadamente cinco anos:

- Pai, o que é sexo?

Ele conta que ficou roxo, engasgou, já estava pensando em simular um enfarto ou coisa parecida, quando se lembrou de perguntar:

- Por que você quer saber, minha filha?

E a criança, na maior inocência:

- Porque a professora mandou fazer essa tarefa e está perguntando  meu nome, minha idade e meu sexo.

Viu só? O problema estava na mente adulta que imaginou uma situação muito diferente da situação real. A pergunta era simples e a resposta não precisava incluir cegonha, sementinha, muito menos uma aula de educação sexual. Nem tudo é necessariamente um problema. Vamos tentar enxergar a via com os olhos do amor, com os olhos da inocência. Pense nisso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário