sábado, 26 de fevereiro de 2011

A CERTEZA DO AMOR

É preciso sentir, na certeza do amor devotado, o amor recebido.


Fotógrafo desconhecido

Quem ama quer ser amado, na mesma medida, de preferência. É muito difícil para todas as pessoas lidar com a incerteza e com o desconhecido. E não importa qual seja o tipo de relacionamento, não falo aqui apenas do que acontece com um casal, falo de forma genérica.

Relacionamentos, quaisquer que sejam, são difíceis de manter por diversas razões. Personalidades, expectativas, desejos, perspectiva, disposição, carências...enfim, tudo influencia na manutenção dos relacionamentos. Estive pensando sobre o quanto todos nós desejamos nos sentir seguros e certos da afeição dos outros. A certeza do amor e da afeição de quem quer que seja, pais, amigos ou companheiros, nos abre o peito, nos dá a segurança para caminhar pela vida.  Uma vez alguém me disse que os relacionamentos ideais devem ser como um sofá confortável, que nos recebe e nos acolhe e de onde não desejamos sair.

Sempre pensei que a incerteza nos impele a desejar ser melhores, mais interessantes, mais dedicados ao objeto amado. Queremos dar amor, fazer o bem, criar coisas positivas, alimentar a relação com pequenos 'presentes' diários de cuidado e carinho. Por outro lado, a incerteza alimenta a insegurança, que por sua vez, nos leva por caminhos espinhosos e, não raro, nos traz dissabores.

Acredito que no fim das contas, noves fora, é preciso ter bom senso como em tudo na vida. Na verdade, vou além: está aí um mistério que poucos dominam - é preciso dar a certeza até o ponto de não permitir ao outro se acomodar na certeza de ser amado. Afinal, todos nós somos humanos e nos comportamos de forma muito parecida quase sempre.


Um comentário:

  1. é preciso dar a certeza até o ponto de não permitir ao outro se acomodar na certeza de ser amado.

    ResponderExcluir