sábado, 26 de fevereiro de 2011

O ZOOLÓGICO DE VARSÓVIA

Estou lendo esse livro. Ainda no começo, há essa história que achei magnífica. Transcrevo aqui para não mais esquecer:


"(...)Meu avô, que morava em uma pequena fazenda, partilhou comigo histórias populares transmitidas ao longo de gerações.
Uma delas fala de um vilarejo com um pequeno circo cujo leão morrera subitamente. O diretor do circo perguntou a um judeu idoso e pobre se ele se disporia a fingir que era o leão, e o homem concordou, porque precisava do dinheiro. O diretor lhe disse: "Você só tem que usar a pele do leão e ficar sentado na jaula, e as pessoas acreditarão que você é um leão." E assim fez o homem, resmungando com seus botões: "Que empregos estranhos já tive em minha vida!" Nesse momento, seus pensamentos foram interrompidos por um ruído. Ele se virou bem a tempo de ver outro leão entrar em sua jaula e fitá-lo com exprssão faminta. Trêmulo, amedrontado e sem saber como se salver, o homem fez a única coisa em que conseguiu pensar - entoou vociferantemente uma oração em hebraico. Mal havia anunciado as primeiras palavras desesperadas, Shema Yisroel (Ouve, ó Israel), quando o outro leão se juntou a ele, dizendo adonai elohenu (o Senhor nosso Deus), e os dois falsos leões concluíram juntos a oração. Eu não podia imaginar quão estranhamente relevante seria essa história popular para o presente relato histórico."

(O Zoológico de Varsóvia, Diane Ackerman, Editora Nova Fronteira)

Sinopse do livro:

"Jan e Antonina Zabinski eram os encarregados cristãos do Jardim Zoológico de Varsóvia, os quais, horrorizados com o racismo de Hitler, aproveitaram a obsessão dos nazistas por animais raros para salvar mais de trezentas pessoas condenadas.

A história deles desapareceu por entre as frestas da 'grande' História, como às vezes acontece com os atos de compaixão radical. Mas, na Polônia dos tempos de guerra, quando até entregar um copo d'água a um judeu sedento era punível com a morte, o heroísmo dos dois se destaca de forma ainda mais espantosa."









Nenhum comentário:

Postar um comentário